Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos efeitos da exposição crônica de codornas a Aflatoxina B1: avaliação de parâmetros de produtividade e ocorrência de resíduos nos ovos

Resumo

O projeto tem por finalidade avaliar os efeitos da aflatoxina B1 (AFB1) sobre a produtividade de codornas em início de postura e a qualidade dos ovos, bem como verificar a excreção da toxina nos ovos. Para isto, 180 aves com 8 semanas de idade deverão ser subdivididas em 4 grupos experimentais, compostos por 3 repetições de 15 aves cada um (45 aves por grupo), os quais serão submetidos a 4 tipos de tratamentos, constituídos por rações contendo AFB1 nas concentrações de 0 (controle), 25 μg/kg, 50 μg/kg e 100 μg/kg. As aves serão alimentadas com as rações preparadas durante 5 ciclos de 28 dias. O estudo será realizado nas instalações do Setor de Avicultura da FMVZ, localizado do Campus Administrativo da USP em Pirassununga/SP. Os parâmetros de produtividade deverão ser avaliados semanalmente, através das seguintes variáveis: consumo de ração, peso dos ovos, índice de conversão alimentar e curva de produção. A qualidade dos ovos produzidos será avaliada a cada ciclo de 28 dias, mediante a determinação da relação entre a altura do albúmen e o peso dos ovos (unidade Haugh), gravidade específica e percentual do peso da casca em relação ao peso total do ovo. A determinação de resíduos de AFB1 nos ovos deverá ser realizada através de técnica de cromatografia de camada delgada, mediante a análise de 2 amostras/tratamento/mês (constituídas, cada uma, de 27 ovos), totalizando 40 amostras. Os resultados serão submetidos à análise de variância para a verificação de diferenças estatisticamente significativas entre as médias das variáveis estudadas nos diferentes tratamentos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA‚ CA; ROSMANINHO‚ JF; BUTKERAITIS‚ P.; CORREA‚ B.; REIS‚ TA; GUERRA‚ JL; ALBUQUERQUE‚ R.; MORO‚ ME. Effect of low levels of dietary aflatoxin B1 on laying japanese quail. POULTRY SCIENCE, v. 81, n. 7, p. 976-980, 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.