Busca avançada
Ano de início
Entree

Demência do tipo Alzheimer, transtorno cognitivo leve e envelhecimento normal: estudo longitudinal de aspectos clínicos, neuropsicológicos, genéticos, neuroquímicos e de neuroimagem

Resumo

Neste projeto serão reavaliados, após intervalo médio de 4 anos, 41 pacientes com diagnóstico de Demência na Doença de Alzheimer leve/moderada, segundo os critérios da CID-10, NINCDS-ADRDA e DSM-IV; 21 indivíduos com diagnóstico de Transtorno Cognitivo Leve, segundo critérios da CID-10; e 20 idosos normais, pareados com relação ao sexo dos sujeitos. O estudo tem por objetivos: 1) avaliar a evolução clínica destes três grupos de indivíduos através de métodos diagnósticos, tais como, o CAMDEX (uma entrevista estruturada), o CAMCOG (um teste cognitivo), uma bateria de testes neuropsicológicos, e exames de neuroimagem (RM de crânio e SPECT cerebral); 2) avaliar se os instrumentos diagnósticos utilizados, a tipagem genética (ApoE), e/ou o metabolismo dos fosfolípides dos sujeitos avaliados permitem identificar fatores preditores da evolução clínica observada; 3) correlacionar os resultados dos métodos diagnósticos com a evolução, alterações psicopatológicas, cognitivas, genotipagem, atividade das fosfolipases, e tratamentos medicamentosos, fornecidos aos pacientes nesse intervalo de tempo, para validar as entidades clínicas estudadas e identificar possíveis subgrupos nesta amostra da população. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FORLENZA‚ O.V.; WACKER‚ P.; NUNES‚ P.V.; YACUBIAN‚ J.; CASTRO‚ C.C.; OTADUY‚ M.C.G.; GATTAZ‚ W.F. Reduced phospholipid breakdown in Alzheimer’s brains: a 31 P spectroscopy study. Psychopharmacology, v. 180, n. 2, p. 359-365, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.