Busca avançada
Ano de início
Entree

Variabilidade dos parâmetros da relação umidade - condutividade hidráulica determinada pelo método do perfil instantâneo

Processo: 99/02130-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1999
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Quirijn de Jong van Lier
Beneficiário:Quirijn de Jong van Lier
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Física do solo  Condutividade hidráulica do solo  Perfil do solo  Reamostragem bootstrap 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Condutividade Hidraulica | Perfil Instantanea | Variabilidade

Resumo

A condutividade hidráulica é uma das mais importantes propriedades físicas do solo para estudos que envolvem a infiltração da água no solo, o movimento da água dentro do perfil de solo e para as raízes das plantas e a drenagem interna da água no solo. Conhecer a função condutividade hidráulica - umidade torna-se, portanto, essencial para esses estudos. Um método direto para determinar essa função é o método de perfil instantâneo. Há evidências que a variabilidade dos parâmetros dessa função é muito grande, mesmo entre pontos de observação próximos, no mesmo solo. No presente projeto propõe-se avaliar essa variabilidade, determinando o comportamento da variância dos parâmetros da equação que a descreve em função do número de medições realizado com base em 50 determinações a serem realizadas em 5 profundidades cada, aplicando-se o método estatística de "bootstrap". Os parâmetros serão obtidos num experimento de perfil instantâneo, utilizando se sondas de TDR para determinar a umidade e tensiômetros para medir o potencial mátrico. O método "bootstrap" permitirá concluir sobre o número de observações necessárias para obter resultados com determinada variância. Com base nestes resultados, para futuras determinações poder-se-á prever qual o número, aproximado, de observações a serem feitas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAULO LEONEL LIBARDI; JOSÉ FERNANDES DE MELO FILHO. Análise exploratória e variabilidade dos parâmetros da equação da condutividade hidráulica, em um experimento de perfil instantâneo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 30, n. 2, p. 197-206, . (99/02130-0)
J. F. MELO FILHO; P. L. LIBARDI; Q. DE JONG VAN LIER; J. E. CORRENTE. Método convencional e "bootstrap" para estimar o número de observações na determinação dos parâmetros da função K(Θ). Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 26, n. 4, p. 895-903, . (99/02130-0)
LIBARDI‚ P.L.; DE MELO FILHO‚ J.F.. Análise exploratória e variabilidade dos parâmetros da equação da condutividade hidráulica‚ em um experimento de perfil instantâneo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, n. 2, p. 197-206, . (99/02130-0)
MELO FILHO‚ JF; LIBARDI‚ PL; CORRENTE‚ JE; OTHERS. MÉTODO CONVENCIONAL E. Revista Brasileira de Ciência do Solo, n. 4, p. 895-903, . (99/02130-0)
MELO FILHO‚ JF; LIBARDI‚ PL; DE JONG VAN LIER‚ Q.; CORRENTE‚ JE. MÉTODO CONVENCIONAL E “BOOTSTRAP” PARA ESTIMAR O NÚMERO DE OBSERVAÇÕES NA DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS DA FUNÇÃO K ($\Theta$). Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 26, n. 4, p. 895-903, . (99/02130-0)