Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelo de referência para gestão do processo de desenvolvimento de produto aplicações na indústria brasileira de autopeças

Processo: 99/02197-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 1999 - 30 de junho de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Engenharia do Produto
Pesquisador responsável:José Carlos de Toledo
Beneficiário:José Carlos de Toledo
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento de produtos  Autopeças  Gestão por processos  Indicadores de desempenho 

Resumo

O projeto tem por objetivo identificar os principais problemas, e as variáveis envolvidas, da gestão do processo de desenvolvimento de produto na indústria brasileira de autopeças, e propor um modelo de referência de apoio à gestão deste processo, tendo em vista a melhoria de seu desempenho e a adequação à nova realidade da divisão internacional do trabalho e da produção pela qual passa essa indústria. O modelo de referência a ser proposto envolve atividades de planejamento estratégico na área, estrutura organizacional, gestão de recursos, indicadores de desempenho e aprendizagem organizacional. O modelo proposto será aplicado por meio da técnica de simulação dinâmica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOSÉ CARLOS DE TOLEDO; SÉRGIO LUIS DA SILVA; DÁRIO HENRIQUE ALLIPRANDINI; MANOEL FERNANDO MARTINS; FERNANDA MENEZES FERRARI. Práticas de gestão no desenvolvimento de produtos em empresas de autopeças. Production, v. 18, n. 2, p. 405-422, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.