Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das transformacoes estruturais na reofundicao de acos inoxidaveis e suas consequencias nas caracteristicas de resistencia a corrosao do material.

Processo: 99/03068-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 1999 - 31 de dezembro de 2001
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Maria Helena Robert
Beneficiário:Maria Helena Robert
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Corrosão  Microestruturas  Aço inoxidável  Reofundição 

Resumo

O projeto visa dar continuidade a trabalho de mestrado encerrado, sob patrocínio da FAPESP, no sentido de analisar os efeitos de tratamentos térmicos para fusão parcial, necessários à produção de pastas refundidas, sobre as propriedades de corrosão de aços inoxidáveis. Utilizando diferentes tipos de aços, serão analisadas as transformações estruturais durante tratamento para refundição (por interrupção do aquecimento) e sua influência na corrosão do material, no estado sólido refundido. Os resultados deverão indicar meios de otimizar o processo de refundição objetivando minimizar o seu efeito nocivo na principal característica dos aços empregados. Deverão ainda ser analisados os efeitos de tratamento térmicos posteriores na recuperação das propriedades dos aços estudados. O trabalho visa, portanto, analisar a viabilidade de exploração da tecnologia e fixocoformação aos aços inoxidáveis. (AU)