Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de eletrodos e de processos de dopagem de eletrodos de células a combustível a membrana polimérica trocadora de prótons (PEMFC: próton exchange menbran fuel cell)

Processo: 99/03257-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 1999 - 31 de dezembro de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Marcelo Linardi
Beneficiário:Marcelo Linardi
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metanol  Células de combustível  Eletrocatálise  Hidrogênio  Energia  Eletroquímica 

Resumo

O tema Células a Combustível tem-se tornado alvo de interesse nos principais centros de pesquisa de todos os países industrializados. Este novo "energético" representa uma fonte limpa de energia, do ponto de vista ambiental, tanto para fins estacionários como móveis. Este projeto visa o desenvolvimento de eletrodos de difusão gasosa e de processos de dopagem de eletrodos com sistemas de catalisadores ternários e quaternários sobre base de carvão ativo, para baratear custos de células a membrana trocadora de prótons (PEMFC), sem sacrificar o seu rendimento. Além disso almeja-se o domínio da tecnologia de operação de célula tipo PEMFC, tanto com hidrogênio quanto com metanol como combustíveis, em escala laboratorial. (AU)