Busca avançada
Ano de início
Entree

A relação "alimentação-nutrição-câncer": avaliação das eventuais atividades quimiopreventivas dos ácidos retinoicos todo-trans e 9-cis em modelo de hepatocarcinogênese em ratos

Processo: 99/04727-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2000 - 31 de dezembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Fernando Salvador Moreno
Beneficiário:Fernando Salvador Moreno
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Quimioprevenção 

Resumo

Sabe-se que a dieta e o estado nutricional desempenham importante papel na etiologia e prevenção de cânceres, devido à presença de inibidores da carcinogênese na dieta. Dentre estes, pode-se citar a Vitamina A e o B-Caroteno, precursores de ácidos retinóicos. Pretende-se avaliar a influência dos Ácidos Retinóicos Todo-Trans e 9-Cis na quimioprevenção do câncer hepático, quando administrados a ratos submetidos ao modelo de hepatocarcinogênese do "Hepatócito Resistente". Para tanto, serão utilizados exames macroscópicos, histopatológicos e imuno-histoquímicos. Além disso, serão avaliadas a proliferação celular, expressão dos genes para os receptores RARs e RXRs, e a degradação do DNA através do método do COMETA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.