Busca avançada
Ano de início
Entree

Alteracoes da concentracao do calcio intracelular e da sinapse neuromuscular em musculo dependente da testosterona de camundongos distroficos.

Processo: 99/05212-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 1999 - 31 de agosto de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Caden Souccar
Beneficiário:Caden Souccar
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Distrofia muscular  Cálcio intracelular 

Resumo

Em estudos anteriores mostramos que no camundongo distrófico (mdx), modelo experimental da distrofia muscular de Duchenne, a evolução da miopatia ocorre mais lenta e tardiamente no músculo dependente de testosterona, o elevador do ânus (EA), do que no músculo não alvo das ações do hormônio, o diafragma (DF). Em vista da correlação entre a necrose muscular e as alterações da concentração de cálcio intracelular ([Ca²+]?) este trabalho propõe analisar a influência da testosterona na mobilização e na ([Ca²+]?) em culturas de células musculares e em fibras dissociadas do EA e do DF de camundongos normais e mdx em diferentes fases da evolução da miopatia. Para isto, serão utilizados músculos de camundongos pré-púberes (25-35 dias), adultos jovens (50-60 dias), adultos (3-4 meses) e idosos (12 a 15 meses). Propõe-se também realizar estudos morfológicos da junção neuromuscular e quantificar os receptores nicotínicos e as alterações da placa terminal no EA e no DF dos diferentes grupos de animais normais e distróficos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)