Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de anticorpos anti-fatores de virulência de escherechia coli enteropatogênica (EPEC) sobre escherechia coli produtores de toxinas Shiga (STEC)

Processo: 99/05214-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 1999 - 31 de dezembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Solange Barros Carbonare
Beneficiário:Solange Barros Carbonare
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fatores de virulência 

Resumo

Na Grande SP não ocorre infecção por STEC apesar da grande semelhança genética e estrutural entre STEC e EPEC, principal causa de diarréias infantis em crianças até um ano. O objetivo deste projeto é verificar se anticorpos dirigidos para fatores de virulência de EPEC seriam capazes de conferir proteção à infecção por STEC, já que a proteção para EPEC é adquirida. Será feita pesquisa do efeito biológico de imunoglobulinas de colostro humano e também de animais imunizados com preparações antigênicas de EPEC sobre STEC em ensaios de adesão bacteriana em culturas celulares, teste de coloração de actina polimerizada fluorescente (FAS), ensaios de citotoxicidade de Toxinas Shiga em células VERO, ELISA e imunobloting. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMARAL‚ J.A.; DE FRANCO‚ M.T.; ZAPATA-QUINTANILLA‚ L.; CARBONARE‚ S.B. In vitro reactivity and growth inhibition of EPEC serotype O111 and STEC serotypes O111 and O157 by homologous and heterologous chicken egg yolk antibody. VETERINARY RESEARCH COMMUNICATIONS, v. 32, n. 4, p. 281-290, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.