Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção de imagens e inversão de atributos de reservatório através do processamento sísmico

Resumo

O processamento sísmico ferramenta essencial das atividades de exploração e monitoramento de reservatórios de petróleo. Seu objetivo é produzir imagens das regiões de interesse em subsuperfície, mapeando estruturas geológicas e extraindo parâmetros que caracterizem sua litologia e propriedades petrofísicas. O processamento sísmico realizado pela aplicação de sofisticados algoritmos matemático-computacionais a enormes massas de dados sísmicos. Estes dados são oriundos de extensos e custosos levantamentos terrestres ou marítimos, muitas vezes realizados sob condições de aquisição altamente desfavoráveis (topos de montanhas ou águas profundas). Neste projeto, desenvolvemos uma extensa gama de algoritmos de processamento sísmico com vistas sua aplicação à indústria de petróleo. Dentre os algoritmos a serem estudados destacam-se as operações de migração em tempo e profundidade e com preservação de amplitude e os métodos de empilhamento multi-paramétricos em dados de múltipla cobertura. Introduzidos recentemente na literatura, os últimos métodos não necessitam (ou não são tão dependentes) de modelos de velocidade a priori e fornecem, além de seções empilhadas, importantes atributos sísmicos que são utilizados para a construção de modelos de velocidade mais consistentes e úteis para posteriores migrações. Os algoritmos a serem desenvolvidos, serão aplicados primeiramente os modelos sintéticos com um grau crescente de complexidade, sendo depois incorporados a pacotes comerciais de processamento sísmico, já disponíveis na UNICAMP, para aplicação em dados reais. O projeto se beneficiará da infra-estrutura e experiência do Centro de Estudos de Petróleo da Universidade Estadual de Campinas (CEPETRO/UNICAMP) no contato com o setor de petróleo. Desta forma, garante-se que a pesquisa realizada seja orientada para a resolução de problemas relevantes para a área, contribuindo, assim, para que os resultados obtidos neste importante campo de aplicação se incorporem efetivamente ao arcabouço científico-tecnológico do país. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CROSTA, ALVARO P.; KAZZUO-VIEIRA, CESAR; PITARELLO, LIDIA; KOEBERL, CHRISTIAN; KENKMANN, THOMAS. Geology and impact features of Vargeao Dome, southern Brazil. METEORITICS & PLANETARY SCIENCE, v. 47, n. 1, p. 51-71, JAN 2012. Citações Web of Science: 16.
NOVAIS‚ A.; SANTOS‚ L.T. 2.5 D finite-difference solution of the acoustic wave equation. Geophysical Prospecting, v. 53, n. 4, p. 523-531, 2005.
PERROUD‚ H.; TYGEL‚ M. Velocity estimation by the common-reflection-surface (CRS) method: Using ground-penetrating radar data. GEOPHYSICS, v. 70, n. 6, p. B43-B52, 2005.
PERROUD‚ H.; TYGEL‚ M. Nonstretch nmo. GEOPHYSICS, v. 69, n. 2, p. 599-607, 2004.
SANTOS‚ L.T.; TYGEL‚ M. Impedance-type approximations of the P-P elastic reflection coefficient: Modeling and AVO inversion. GEOPHYSICS, v. 69, n. 2, p. 592-598, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.