Busca avançada
Ano de início
Entree

Suscetibilidade genética a severidade da doença periodontal em adultos em famílias com periodontite de início precoce

Processo: 99/05610-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 1999 - 30 de novembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Sergio Roberto Peres Line
Beneficiário:Sergio Roberto Peres Line
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Polimorfismo genético  Genes  Periodontite  Inflamação  Reação em cadeia por polimerase (PCR) 

Resumo

A doença periodontal (DP) é constituída por um grupo de entidades inflamatórias crônicas causadas por bactérias específicas, como Porphyromonas gingivalis, Actinobacillus actinomycetemcomitans e Bacteroides forsythus. As bactérias ativam mecanismos inflamatórios que acabam por destruir colágeno e osso dos tecidos de suporte periodontal. Embora as bactérias sejam essenciais para a iniciação da periodontite, a quantidade e os tipos de bactérias não são suficientes para explicar diferenças na severidade da DP. Nas doenças inflamatórias crônicas, há fatores modificadores que não causam a doença, mas amplificam alguns mecanismos que tornam a doença mais severa. O cigarro, o estresse psicossocial, certas doenças sistêmicas e determinados polimorfismos genéticos são exemplos de fatores que tornam os indivíduos suscetíveis à progressão/severidade da DP. Polimorfismos são variações genéticas encontradas na população, consideradas dentro da normalidade. Há polimorfismos que influenciam a atividade de fatores reguladores da resposta inflamatória, estando assim associados ao aumento significativo do risco à severidade da doença. Desde que o grau de destruição nos tecidos periodontais, que caracteriza a DP severa, é essencialmente resultado da resposta inflamatória, nós investigaremos, no desenvolvimento do presente projeto, a associação entre polimorfismos genéticos que alteram a produção de fatores relacionados com a intensidade da resposta inflamatória e a severidade da DP em adultos e em indivíduos com doença periodontal de início precoce (EOP). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TREVILATTO, PAULA C.; DE SOUZA PARDO, ANA PAULA; SCAREL-CAMINAGA, RAQUEL M.; DE BRITO, JR., RUI B.; ALVIM-PEREIRA, FABIANO; ALVIM-PEREIRA, CLAUDIA C.; PROBST, CHRISTIAN M.; GARLET, GUSTAVO P.; SALLUM, ANTONIO W.; LINE, SERGIO R. P. Association of IL1 gene polymorphisms with chronic periodontitis in Brazilians. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 56, n. 1, p. 54-62, JAN 2011. Citações Web of Science: 33.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.