Busca avançada
Ano de início
Entree

Enecarbamatos endocíclicos como elemento estrutural básico na construção esterocontrolada de heterociclos altamente funcionalizados contendo nitrogênio

Processo: 99/06566-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 1999 - 31 de maio de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Carlos Roque Duarte Correia
Beneficiário:Carlos Roque Duarte Correia
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Alcaloides  Compostos heterocíclicos  Síntese orgânica 

Resumo

O projeto visa estender o desenvolvimento de uma nova metodologia de preparação de enecarbamatos endocíclicos e suas aplicações sintéticas na construção de substâncias heterociclicas naturais e não naturais contendo um átomo de nitrogênio. Dentre as aplicações sintéticas a serem exploradas estão à síntese total do pirrolidino aminoácido (-)-detoxinina, a síntese total de kainóides com ação neuroexcitatória e a síntese de aminoácidos conformacionalmente restritos. Além de desenvolver novas rotas para essas substâncias a partir de enecarbamatos, novas metodologias serão também exploradas, como por exemplo o uso de sais de diazônio em reações de Heck sobre enecarbamatos, que teve sua descoberta em nossos laboratórios. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOÃO CARLOS L. AMBRÓSIO; REGINA HELENA DE A. SANTOS; CARLOS R. D. CORREIA. Reductive decarboxylation of bicyclic prolinic systems: a new approach to the enantioselective synthesis of the Geissman-Waiss lactone. X-ray structure determination of a key lactone intermediate. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 14, n. 1, p. -, Jan. 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.