Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução morfológica na mandíbula de Proechimys, subgênero Trinomys Rodentia: echimydae)

Processo: 99/06845-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 1999 - 31 de março de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Sérgio Furtado dos Reis
Beneficiário:Sérgio Furtado dos Reis
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):99/10243-9 - Evolução morfológica na mandíbula de Proechimys, subgênero Trinomys (Rodentia: Echimyidae), BP.TT
Assunto(s):Morfometria  Mamíferos  Sistemática 

Resumo

Os objetivos deste projeto são estudar a evolução morfológica, a inércia filogenética e a integração de componentes morfogenéticos na mandíbula de roedores do gênero Proechimys, subgênero Trinomys. Este enfoque combina um modelo de desenvolvimento e evolução de estruturas morfológicas complexas com modernas técnicas de morfometria geométrica que decompõem a variação da forma em componentes globais e localizados. A organização da variação morfológica da mandíbula neste grupo de roedores será investigada no contexto de padrões filogenéticos obtidos independentemente por métodos moleculares. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA F COSTA‚ L.; DOS REIS‚ S.F.; ARANTES‚ R.A.T.; ALVES‚ A.C.R.; MUTINARI‚ G.C. Biological shape analysis by digital curvature. PATTERN RECOGNITION, v. 37, n. 3, p. 515-524, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.