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Análise temporal de processos de aprendizagem dependentes e independentes do hipocampo

Processo: 99/07951-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2000 - 31 de maio de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Gilberto Fernando Xavier
Beneficiário:Gilberto Fernando Xavier
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cronobiologia  Hipocampo  Memória (psicologia)  Aprendizagem mnemônica 

Resumo

A expressão e extinção do condicionamento aversivo a um contexto, mas não o condicionamento aversivo a um som, sofrem modulação temporal; isso sugere que o substrato neural envolvido nesse fenômeno de aprendizagem dependente do ritmo circadiano inclui a modulação da atividade da formação hipocampal pelo núcleo supra-quiasmático. O presente projeto visa investigar esse fenômeno através de um teste comportamental particularmente sensível a alterações da função hipocampal: a aprendizagem espacial no labirinto aquático de Morris. Para evitar o efeito mascarador do ciclo claro-escuro os ratos serão submetidos a um fotoperíodo esqueleto; o ritmo endógeno de atividade locomotora será usado como referência da hora interna. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALENTINUZZI‚ V.S.; DINIZ‚ G.P.; MENNA-BARRETO‚ L.; XAVIER‚ G.F. The experience in the water maze task can affect the circadian rhythm of locomotor activity. Biological Rhythm Research, v. 38, n. 6, p. 399-414, 2007.

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