Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação entre isolados de Cryptococcus neofornans de espécimens ambientais e clínicos na Cidade de Campinas

Processo: 99/08072-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2000 - 31 de dezembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Luiza Moretti
Beneficiário:Maria Luiza Moretti
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cryptococcus neoformans  Ambiente  Tipagem molecular 

Resumo

A criptococcose vem assimindo um papel importante como micose oportunista em pacientes imunodeprimidos. O cryptococcus neoformans var. neoformans sorotipo a encontrado no ambiente (solo e excretas de pombos) é o principal agente desta micose em pacientes com infecção pelo HIV e o mais freqüentemente isolado nas amostras ambientais. No entanto, a relação entre os reservatórios ambientais e a infecção clínica está pouco estabelecida, no brasil. Sendo assm, o presente trabalho tem como objetivo estudar: as variedades e sorotipos de cryptococcus neoformans; o padrão de suscetibilidade aos antifúngicos e realizar tipagem molecular, de isolados de excretas de pombos e espécimes clínicos, na cidade campinas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DELGADO‚ ACN; TAGUCHI‚ H.; MIKAMI‚ Y.; MYIAJY‚ M.; VILLARES‚ MCB; MORETTI‚ ML. Human cryptococcosis: relationship of environmental and clinical strains of Cryptococcus neoformans var. neoformans from urban and rural areas. Mycopathologia, v. 159, n. 1, p. 7-11, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.