Busca avançada
Ano de início
Entree

O impacto da suplementacao com ferro nos niveis sanguineos de chumbo, em criancas expostas a diferentes niveis de chumbo.

Resumo

Crianças portadoras de deficiência de ferro/anemia ferropriva, apresentam uma maior probabilidade de intoxicação por metais pesados, como o chumbo. Provavelmente, a causa mais comum da contaminação por chumbo no Brasil é a poluição industrial e a clandestinidade no processamento de reciclagem de baterias e materiais contendo chumbo, assim como de depósitos de resíduos industriais. A intoxicação por chumbo tem numerosos efeitos no sistema hematopoiético, induzindo o aparecimento de anemia, principalmente em crianças, devido ao comprometimento nas sínteses da globina e do HEME. Apesar da toxicidade por chumbo e a deficiência de ferro agir em diferentes etapas na biosíntese do HEME, o grau de anemia produzida por ambos os fatores é muito maior do que a desencadeada por cada um deles isoladamente, sugerindo uma ação sinergética. Em decorrência da elevada prevalência da deficiência de ferro/anemia ferropriva e da escassez de dados em relação à interação do ferro e chumbo propõe-se o presente estudo de intervenção, para comparar o impacto da suplementação de ferro nos níveis sangüíneos de chumbo em populações de crianças pré-escolares expostas a diferentes níveis de chumbo. Cerca de 520 crianças de pré-escolas dos municípios de Suzano, Guarulhos e Jundiaí, serão selecionadas para avaliação dos indicadores do estado nutricional de ferro e dos níveis de chumbo sangüíneos ao início e final da suplementação com ferro. As crianças com deficiência de ferro e anêmicas serão suplementadas com ferro quelado diariamente, pelo período de 4 meses. Também será coletado dado referentes à dieta, antropométrica, condições de contaminação ambiental por chumbo (solo, água e alimentos produzidos no local), etc. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO RONDO, PATRICIA HELEN; CONDE, ANDREIA; SOUZA, MIRIAM COELHO; SAKUMA, ALICE. Iron deficiency anaemia and blood lead concentrations in Brazilian children. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene, v. 105, n. 9, p. 525-530, SEP 2011. Citações Web of Science: 6.
PATRÍCIA H C RONDÓ; MARIA DE FÁTIMA H CARVALHO; MIRIAM C SOUZA; FLÁVIO MORAES. Lead, hemoglobin, zinc protoporphyrin and ferritin concentrations in children. Revista de Saúde Pública, v. 40, n. 1, p. -, Fev. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.