Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da prevalencia e genotipagem do virus da hepatite b no estado do parana, brasil.

Resumo

A Hepatite B é um sério problema de saúde pública, pois existem no mundo cerca de 300 milhões de portadores crônicos. Atualmente, o HBV está classificado em seis grupos, A a F, determinados através do grau de similaridade da seqüência nucleotídica, o que pode ser feito através do sequenciamento parcial do gene S. Conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, no ano de 1997, a prevalência da Hepatite B (AgHBs e anti-HBc) é elevado, entre 8,3% a 42,0% nos principais Bancos de Sangue. O presente projeto tem como objetivo melhor avaliar a situação epidemiológica da Hepatite B no Estado do Paraná, através do estudo da prevalência desta infecção e da genotipagem do HBV em diferentes regiões do estado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
O mapa das hepatites 
El mapa de las hepatitis 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERTOLINI, DENNIS ARMANDO; GOMES-GOUVEA, MICHELE SOARES; VICENTE GUEDES DE CARVALHO-MELLO, ISABEL MARIA; SARACENI, CLAUDIA PATARA; SITNIK, ROBERTA; GRAZZIOTIN, FELIPE GOBBI; LAURINDO, JOMAR PEREIRA; ROSA FAGUNDES, NELSON JURANDI; CARRILHO, FLAIR JOSE; REBELLO PINHO, JOAO RENATO. Hepatitis B virus genotypes from European origin explains the high endemicity found in some areas from southern Brazil. INFECTION GENETICS AND EVOLUTION, v. 12, n. 6, p. 1295-1304, AUG 2012. Citações Web of Science: 25.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.