Busca avançada
Ano de início
Entree

O cromossomo Y, a infertilidade e o câncer

Processo: 99/09586-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2000 - 31 de maio de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Convênio/Acordo: INSERM
Pesquisador responsável:Jorge Elias Kalil Filho
Beneficiário:Jorge Elias Kalil Filho
Pesq. responsável no exterior: Ken McElreavey
Instituição no exterior: Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale (Inserm), França
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cromossomo Y  Células germinativas  Neoplasias testiculares  Infertilidade masculina  Cooperação técnica 

Resumo

Este projeto será desenvolvido em colaboração com a Unité d'lmmunogénétique Humaine do Institut Pasteur, no âmbito do acordo INSERM-FAPESP. O projeto centra-se: 1) no estudo do papel do cromossomo Y na infertilidade idiopática masculina 2) na pesquisa de genes Y-específicos no câncer de testículo; 3) na identificação de novos genes com possível papel na fertilidade, destacando-se uma nova sequência encontrada no cromossomo Y bovino. As deleções do cr. Y estão entre as mais freqüentes na espécie humana. Seu estudo permitirá conhecer melhor a correlação genótipo -fenótipo na infertilidade masculina, aperfeiçoando os critérios de diagnóstico e aconselhamento nas áreas de Reprodução Assistida e de Andrologia. O câncer de testículo já é o mais frequente entre jovens adultos em muitos países e 97% dos casos originam-se em células germinativas. Genes do cr. Y estão associados ao desenvolvimento dessas células e seu estudo pode levar à descoberta de novos oncogenes. Finalmente, se investigará uma nova seqüência do Y bovino, homóloga a um gene humano, com possível papel no desenvolvimento de células germinativas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIERI‚ P.C.; PEREIRA‚ D.H.; GLINA‚ S.; HALLAK‚ J.; MCELREAVEY‚ K.; MOREIRA-FILHO‚ C.A. A cost-effective screening test for detecting AZF microdeletions on the human Y chromosome. GENETIC TESTING, v. 6, n. 3, p. 185-194, 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.