Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um equipamento para determinação de aberrações oculares utilizando a medida de wave-front através da técnica de Hartmann-Shack

Processo: 00/06810-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de novembro de 2000 - 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Engenharia Médica
Pesquisador responsável:Jarbas Caiado de Castro Neto
Beneficiário:Jarbas Caiado de Castro Neto
Empresa:Eyetec Equipamentos Oftalmicos Indústria, Comércio Importação e Exportação Ltda. - EPP
Município: São Carlos
Assunto(s):Oftalmologia  Equipamentos para diagnóstico 

Resumo

O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um instrumento computadorizado para medidas precisas de aberrações oculares e vícios refrativos associados (astigmatismo, miopia e hipermetropia). O método mais tradicional para exames refrativos baseia-se no uso de várias lentes-teste, cujos graus variam em intervalos de 0.25 dioptrias. Trata-se de uma técnica subjetiva que deixa o paciente escolher qual o melhor conjunto de lentes. O exame é realizado com optótipos situados a uma certa distância do paciente. Essa técnica ainda hoje se mostra problemática quando utilizada em certas condições e para certos pacientes. Há alguns anos foram desenvolvidos e disponibilizados no mercado instrumentos denominados auto-refratores. O objetivo básico era eliminar a porção subjetiva associada aos métodos anteriores. Esses instrumentos normalmente medem as ametropias, projetando alguns pontos discretos de luz na retina. Através da análise do reflexo desses pontos pode-se calcular a melhor lente corretiva. Essas técnicas de refratometria convencionais, porém, deixam sem diagnóstico, e portanto sem tratamento, o componente não regular do vício refracional. O mapa refracional ponto a ponto gerado por um analisador de frentes de onda coleta os dados reais da refratometria, sem a simplificação para lentes "regulares" (esféricas, cilíndricas ou tóricas). Portanto, a informação obtida é a mais completa possível. Desde o advento da cirurgia refrativa por excimer laser, foi aberto um novo campo na medicina, no qual a correção dos defeitos ópticos do sistema ocular pode ser realizada de maneira parametrizada para cada olho. Dessa maneira, a correção dos vícios de refração com excimer laser poderia inclusive corrigir aberrações ópticas presentes no olho "normal". Outra aplicação para o diagnóstico preciso dos vícios de refração é a criação de lentes corretoras irregulares a partir de LCD ou de espelhos refletores deformáveis. Tais aplicações podem permitir o exame de estruturas intra-oculares por meio de aparelhos específicos com resolução microscópica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUIS ALBERTO CARVALHO; ANTONIO CARLOS ROMAO; MARCOS STEFANI; LUIZ ANTONIO CARVALHO; JARBAS CAIADO DE CASTRO; FÁTIMA YASUOKA; FRANCISCO SCANNAVINO JÚNIOR; JUSELINO DOS SANTOS; PAULO SCHOR; WALLACE CHAMON. Preliminary results of a high-resolution refractometer using the Hartmann-Shack wave-front sensor: part I. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, v. 66, n. 3, p. 261-268, Jun. 2003.
L. ALBERTO V. CARVALHO; J.C. CASTRO; L. ANTONIO V. CARVALHO. Measuring higher order optical aberrations of the human eye: techniques and applications. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 35, n. 11, p. 1395-1406, Nov. 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.