Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da ação antioxidante do extrato de Ginkgo biloba sobre o desenvolvimento intrauterino da prole de ratas diabéticas

Processo: 99/10167-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2000 - 31 de maio de 2002
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Marilza Vieira Cunha Rudge
Beneficiário:Marilza Vieira Cunha Rudge
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus  Ginkgo biloba  Antioxidantes  Radicais livres  Peroxidação de lipídeos 

Resumo

O diabetes mellitus é uma das doenças maternas que pode resultar em desenvolvimento anômalo do concepto e os radicais livres exercem papel central na etiologia das malformações. O extrato de Ginkgo biloba tem sido utilizado para tratamento de diferentes patologias e vem se mostrando eficiente naquelas associadas com a ação de radicais livres. Assim, propõe-se avaliar os efeitos do tratamento com extrato de Ginkgo biloba dado a ratas prenhes diabéticas durante toda a prenhez sobre: 1. as taxas de peroxidação lipídica no fígado da mãe e da prole e os níveis hepáticos das enzimas antioxidantes nos fetos; 2. a incidência de anomalias e/ou malformações externas, esqueléticas e viscerais nos recém-nascidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
M.V.C. RUDGE; D.C. DAMASCENO; G.T. VOLPATO; F.C.G. ALMEIDA; I.M.P. CALDERON; I.P. LEMONICA. Effect of Ginkgo biloba on the reproductive outcome and oxidative stress biomarkers of streptozotocin-induced diabetic rats. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 40, n. 8, p. 1095-1099, Ago. 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.