Busca avançada
Ano de início
Entree

Projeto e simulação acústica de ambientes para escuta musical

Resumo

Este projeto de pesquisa se concentra na investigação de questões relacionadas ao projeto, controle e tratamento acústico de ambientes destinados a atividades musicais. Serão investigados os principais aspectos determinantes da qualidade acústica de um ambiente, que têm influência na produção e recepção de material musical. O projeto estará concentrado inicialmente na investigação de salas de pequeno porte para uso musical (auditórios, estúdios, home-theaters, salas de cinema, pequenos teatros, salas de aula), embora suas realizações possam ser expandidas para outros tipos de ambientes. O centro do projeto está na produção de um software (ACMUS) que será utilizado na investigação, medição e simulação de comportamento acústico em pequenas salas. Esse programa irá empregar ferramentas avançadas da Ciência da Computação, incluindo metodologias de desenvolvimento de software baseado em componentes e técnicas de otimização e heurísticas. O sistema será utilizado no projeto e reformulação de salas destinadas à música, bem como na investigação de diversos parâmetros acústicos que influenciam a produção e recepção musicais. Resumidamente, os objetivos do projeto são: 1) estudar os parâmetros acústicos determinantes da qualidade de salas destinadas à escuta musical, com ênfase em ambientes de pequeno e médio porte; 2) desenvolver um protótipo de sistema computacional (ACMUS) capaz de realizar medidas acústicas bem como simulações do comportamento acústico de ambientes destinados à música; 3) fornecer ferramentas para a realização de projetos adequados de espaços musicais, ou para a correção do comportamento acústico de ambientes destinados à música; 4) aplicar tecnologias avançadas de desenvolvimento de software baseado em componentes, com o intuito de obter sistemas flexíveis, extensíveis e adaptáveis; e 5) possibilitar a formação de um grupo de pesquisas interdisciplinar em acústica musical. Ao final do projeto será realizado um estudo de caso, em que uma sala será analisada com as ferramentas produzidas. A partir do resultado dessas análises, a sala receberá tratamento acústico adequado e seu comportamento será então novamente avaliado, a fim de verificar na prática a eficácia das ferramentas desenvolvidas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCELO QUEIROZ; FERNANDO IAZZETTA; FABIO KON; MÁRCIO HENRIQUE A. GOMES; FÁBIO L. FIGUEIREDO; BRUNO MASIERO; LEO K. UEDA; LUCIANA DIAS; MÁRIO HENRIQUE C. TORRES; LEANDRO F. THOMAZ. AcMus: an open, integrated platform for room acoustics research. Journal of the Brazilian Computer Society, v. 14, n. 3, p. 87-103, Set. 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.