Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos conformacionais de fosfatases ácidas de plantas

Processo: 99/10804-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2000 - 30 de abril de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Enzimologia
Pesquisador responsável:Hiroshi Aoyama
Beneficiário:Hiroshi Aoyama
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fosfatase ácida  Sementes  Mamona  Soja  Dobramento de proteína  Efeitos da temperatura 

Resumo

O projeto de pesquisa consiste em estudar aspectos conformacionais de fosfatase ácidas de sementes de soja e de mamona. Estas duas enzimas possuem algumas propriedades cinéticas distintas, como número de isoformas enzimáticas, especificidade por substratos e inibição. Diferentemente da enzima de soja, a fosfatase ácida de mamona possui grupamentos sulfidrílicos essenciais para a catalise, podendo portanto apresentar enovelamento e desenovelamento distintos. Os seguintes objetivos estão sendo propostos: análise dos aminoácidos e carboidratos constituintes, determinação do ponto isoelétrico, estudos da desnaturação térmica da enzima, estudos da desnaturação por uréia, guanidina e dodecilsulfato de sódio. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAVAGIS‚ A.D.M.; GRANJEIRO‚ P.A.; FERREIRA‚ C.V.; AOYAMA‚ H. Effect of chaotropic agents on reversible unfolding of a soybean (Glycine max) seed acid phosphatase. Phytochemistry, v. 65, n. 7, p. 831-836, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.