Busca avançada
Ano de início
Entree

Compartimentalizacao do nitrogenio no sistema solo-planta e resposta da cultura de milho a fertilizacao nitrogenada na implantacao do sistema de plantio direto.

Processo: 99/11884-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2000 - 30 de novembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Paulo Cesar Ocheuze Trivelin
Beneficiário:Paulo Cesar Ocheuze Trivelin
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Plantio direto  Milho 

Resumo

Na implantação, do sistema de plantio direto (PD), nas condições edafoclimáticas da parte central do Estado de São Paulo, poderão ocorrer alterações no sistema solo-planta, provocadas pelo acúmulo de matéria orgânica, podendo causar modificações na fertilidade do solo. Essas modificações afetam, principalmente, à disponibilidade de N à cultura, podendo causar redução na produtividade. Este projeto de pesquisa tem por objetivo determinar a utilização pela cultura a o milho na implantação do PD, do nitrogênio mineralizado do solo e do N da uréia da adubação de cobertura; determinar as alterações nas taxas de mineralização ou imobilização do nitrogênio no solo e do N da uréia aplicada, e quantificar as perdas de N por lixiviação. Serão feitas avaliações da produtividade, da acumulação de nitrogênio na cultura de milho, das perdas por lixiviação de N, do nitrogênio residual no solo, para as condições de aplicação da uréia enterrada, na adubação de cobertura, com diferentes doses de fertilização (O, 50, 100, 150, 200 kg/ha de N-uréia) nos dois primeiros anos de implantação do sistema de PD. (AU)