Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigações geofísicas de superfície e de poço na borda da bacia sedimentar de São Paulo

Processo: 99/12215-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2000 - 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Jorge Luís Porsani
Beneficiário:Jorge Luís Porsani
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bacias sedimentares  Perfilagem geofísica 

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo caracterizar geologicamente os sedimentos e o topo do embasamento gnáissico na borda da bacia sedimentar de São Paulo, dentro do campus da USP, através da integração de dados geofísicos de superfície e de poço e dados litológicos de poços e furos de sondagens. Essa caracterização servirá para testar, em condições controladas de campo, os diversos métodos geofísicos usados rotineiramente em estudos geológicos, geotécnicos e ambientais, permitindo averiguar, por exemplo, se parâmetros inferidos pelas medidas geofísicas de poço são compatíveis com as informações geológicas obtidas pelos furos de sondagens e por análise dos testemunhos. Para alcançar tal objetivo será necessário: i) perfurar dois poços com diâmetros de 4" e 80m de profundidade para se realizar a perfilagem geofísica de poço; ii) adquirir novos perfis GPR com as antenas de 25MHz (não-blindadas) e de 100MHz (blindadas); iii) realizar furos de sondagens a trado manual; e iv) realizar novas sondagens elétricas verticais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JORGE LUÍS PORSANI; WELITOM RODRIGUES BORGES; VAGNER ROBERTO ELIS; LILIANA ALCAZAR DIOGO; FRANCISCO YUKIO HIODO; ANTONIO MARRANO; CARLOS ALBERTO BIRELLI. Investigações geofísicas de superfície e de poço no sítio controlado de geofísica rasa do IAG-USP. Revista Brasileira de Geofísica, v. 22, n. 3, p. 245-258, Dez. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.