Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicacao integrada de metodos geofisicos e magneto resistividade em prospeccao de aquiferos fissurais e caracterizacao de aterros sanitarios.

Processo: 99/12216-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2000 - 30 de novembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Vagner Roberto Elis
Beneficiário:Vagner Roberto Elis
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geofísica aplicada  Hidrogeologia 

Resumo

O projeto visa o desenvolver a aplicação integrada de métodos de prospecção geofísica em estudos de hidrogeologia e meio ambiente, área onde os profissionais das geociências vem sendo cada vez mais solicitados. O estudo prevê a aplicação de ensaios geofísicos de eletrorresistividade, polarização induzida, potencial espontâneo, eletromagnético indutivo, geo-radar e magnetometria em área de disposição de resíduos para sua caracterização. Outra linha de pesquisa dentro do projeto é no estudo de áreas com poços em produção com ensaios geofísicos racionalmente planejados, aliados a uma cuidadosa interpretação quantitativa dos dados, procurando buscar um caminho para o aumento do nível de sucesso na prospecção de água em zonas de fratura. Além dos métodos tradicionais da eletrorresistividade, polarização induzida e eletromagnético indutivo, é objetivo do trabalho desenvolver e testar o método da Magneto Resistividade na localização de zonas fraturadas dentro de rochas cristalinas e na caracterização de áreas de disposição de resíduos . (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VAGNER ROBERTO ELIS; CARLOS ALBERTO MENDONÇA; JORGE LUÍS PORSANI; ELISABETH DE FÁTIMA STROBINO. O uso de sondagens dipolo-dipolo em estudos hidrogeológicos e de depósitos de resíduos. Revista Brasileira de Geofísica, v. 26, n. 3, p. 317-325, Set. 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.