Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de estrutura de curto alcance em solidos inorganicos atraves da espectroscopia por ressonancia magnetica nuclear.

Processo: 00/02805-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2000 - 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:José Fabián Schneider
Beneficiário:José Fabián Schneider
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Silicatos  Ressonância magnética nuclear  Alumínio  Física do estado sólido 

Resumo

O presente projeto visa estudar por Ressonância Magnética Nuclear (RMN) problemas que envolvem a caracterização da estrutura local em materiais amorfos e semicristalinos de interesse tecnológico (cimentos de baixa alcalinidade, vidros para aplicações em dispositivos ópticos e vitrocerâmicas). Com este finalidade serão implementadas no Laboratório de RMN do IFSC as técnicas de Múltiplo Quanta-Magic Angle Spinning (MQ-MAS) e espectroscopia de nutação. Estas técnicas permitirão expandir notavelmente a capacidade de análise estrutural de sólidos, através da obtenção espectros de alta resolução de núcleos quadrupolares de spin semi-inteiro maior que 1/2. Estas espécies constituem as duas terceiras partes da Tabela Periódica, incluindo núcleos de grande importância tecnológica como 7Li, 11B, 23Na e 27Al. As técnicas de espectroscopia MQ-MAS e nutação serão aplicadas de maneira combinada com as técnicas standard de alta resolução já disponíveis no IFSC (ressonância dupla e MAS) para núcleos de spin 1/2. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCHNEIDER, JOSE F.; HASPARYK, NICOLE P.; SILVA, DENISE A.; MONTEIRO, PAULO J. M. Effect of Lithium Nitrate on the Alkali-Silica Reaction Gel. Journal of the American Ceramic Society, v. 91, n. 10, p. 3370-3374, OCT 2008. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.