Busca avançada
Ano de início
Entree

A evolução do magmatismo alcalino na Plataforma Sul-Americana: implicações petrogenéticas e geodinâmicas

Processo: 01/10714-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de junho de 2002 - 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Celso de Barros Gomes
Beneficiário:Celso de Barros Gomes
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores principais:Claudio Riccomini ; Excelso Ruberti
Bolsa(s) vinculada(s):04/06260-5 - Significado tectono-estratigráfico da superfície de aplainamento sul-americana no centro-leste brasileiro, BP.DR
03/03843-7 - Geologia, geocronologia e tectônica do magmatismo alcalino Eocretaceo da província amambay, nordeste do Paraguai Oriental, BP.IC
03/01752-4 - Tectônica rúptil dos maciços alcalinos de cerro acahay e cerro santo Tomás, Paraguai Oriental, BP.IC
02/06650-2 - Sistemática isotópica 40Ar/39Ar aplicada ao estudo de rochas plutônicas alcalinas na região do domo de lages, SC, BP.IC
Assunto(s):Petrologia ígnea  Magmatismo  Rochas alcalinas  Geoquímica das rochas 

Resumo

O presente projeto objetiva basicamente investigar as numerosas manifestações de atividade magmática alcalina ocorridas na Plataforma Sul-Americana desde o Permo-Triássico (250-240 Ma) até o Oligoceno (~39 Ma) e que se estenderam pelos territórios de quatro países (em ordem de abundância: Brasil, Paraguai, Bolívia e Uruguai).Além do trabalho central, direcionado para o estudo sistemático dessas ocorrências sob os seus mais diversos aspectos (mineralógicos, petrológicos, geoquímicos, geocronológicos e paleomagnéticos) , o projeto contempla ainda três outras linhas de pesquisa de interesse mais específico (1. a descrição de novas intrusões kimberlíticas na região norte do Brasil; 2. a caracterização geoquímica de associações carbonatíticas presentes nos países acima, à exceção do Uruguai, e sua correlação com litologias congêneres do continente Africano, notadamente da Angola e da Namíbia; 3. a definição do padrão de comportamento estrutural de corpos alcalinos em diversos ambientes geológicos e a integração dos dados coligidos, de forma a ter-se visão mais geral sobre a sua colocação e comportamento tectônico) , que certamente produzirão subsídios valiosos para o melhor conhecimento da origem e das fontes geradoras dessas rochas, bem como da evolução do magmatismo alcalino como um todo.O projeto é eminentemente de apoio direto às atividades de pesquisa, procurando criar condições para a viabilização dos trabalhos de campo programados para locais muito diversos e geograficamente distantes, seja em território nacional, seja dos países vizinhos. Para a sua execução, ele deverá contar com a participação de docentes e estudantes do Instituto de Geociências e do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo e de outras instituições nacionais, além de grande número de pesquisadores do exterior, notadamente de universidades italianas. Parte ainda dos recursos pleiteados será destinada à manutenção e à modernização dos laboratórios do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo envolvidos na produção dos dados analíticos indispensáveis, em particular os de microssonda eletrônica e o recém-instalado Ar/Ar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VELAZQUEZ, VICTOR FERNANDEZ; GIANNINI, PAULO CESAR FONSECA; RICCOMINI, CLAUDIO; SALLUN, ALETHEA ERNANDES MARTINS; HACHIRO, JORGE; GOMES, CELSO DE BARROS. Columnar joints in the Patino Formation sandstones, Eastern Paraguay: a dynamic interaction between dyke intrusion, quartz dissolution and cooling-induced fractures. EPISODES, v. 31, n. 3, p. 302-308, SEP 2008. Citações Web of Science: 6.
RUBERTI, EXCELSO; ENRICH, GASTON E. R.; GOMES, CELSO B.; COMIN-CHIARAMONTI, PIERO. HYDROTHERMAL REE FLUOROCARBONATE MINERALIZATION AT BARRA DO ITAPIRAPUA, A MULTIPLE STOCKWORK CARBONATITE, SOUTHERN BRAZIL. CANADIAN MINERALOGIST, v. 46, n. 4, p. 901-914, AUG 2008. Citações Web of Science: 24.
GIANCARLO BARABINO; CELSO B. GOMES; GIANBOSCO TRAVERSA. The Lages diatremes: mineral composition and petrological implications. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 79, n. 3, p. -, Set. 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.