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Aquisição expansão e reversão de classes de equivalência através de aprendizagem observacional em jovens deficientes mentais e em crianças em idade escolar

Processo: 00/09627-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2000 - 31 de janeiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Antonio Celso de Noronha Goyos
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos 

Resumo

Este trabalho visa identificar alguns dos pré-requisitos para generalização de aprendizagem observacional em tarefas de discriminação condicional em jovens portadores de deficiência mental e crianças em idade escolar. Será verificado se: a a aprendizagem observacional de uma relação condicional ocorre; b) se os efeitos da aprendizagem observacional podem ser reproduzidos sem o ensino de discriminações condicionais anteriores; c) se há generalização da aprendizagem observacional para outras relações condicionais; d) se há diferença na aquisição de relações condicionais e formação de equivalência com aprendizagem através do protocolo típico dos estudos de equivalência e através de aprendizagem observacional; e) se há diferença entre aprendizagem observacional com duas estruturas de treino diferentes (CaN e SaN); f) se é possível reverter a discriminação condicional por observação apóseia ter sido aprendida por observação, e g) se há reversão de classes de estímulos através da aprendizagem observacional, nas diferentes estruturas. (AU)