Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos envolvidos na modulacao da antinocicepcao induzida pelo medo.

Resumo

O presente estudo visa investigar os efeitos de drogas ansiolíticas administradas por via sistêmica e/ou intracerebral (matéria cinzenta periaquedutal e amígdala) sobre os índices de ansiedade e sobre a resposta nociceptiva em camundongos expostos ao LCE. As principais classes de drogas estudadas serão os ligantes 5-HT1 A, 5-HT2, benzodiazepínicos, opióides e as que inibem a enzima óxido nítrico sintase. Será investigada também a influência da dor sobre os índices de ansiedade. Finalmente, investigaremos se os diferentes tipos de medo relatados com ratos expostos individualmente a esquiva e a fuga dos braços abertos do labirinto em T elevado induzem antinocicepçâo. A participação de mecanismos opióides na mediação dessas respostas será investigada com a administração de um antagonista opiáceo (naltrexona). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES-GOMES‚ J.; NUNES-DE-SOUZA‚ R.L. Concurrent nociceptive stimulation impairs the anxiolytic effect of midazolam injected into the periaqueductal gray in mice. Brain Research, v. 1047, n. 1, p. 97-104, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.