Busca avançada
Ano de início
Entree

A Biodiversidade de Poliquetas presentes em colônias de coral Mussismilia hispida (verril, 1902) (cnidaria-anthozoa Scleractinia) em ilhas do litoral do Estado de São Paulo

Processo: 01/00124-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2001 - 30 de abril de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Antonia Cecília Zacagnini Amaral
Beneficiário:Antonia Cecília Zacagnini Amaral
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Mussismilia hispida  Polychaeta 

Resumo

Este projeto vem dando continuidade à Tese de Doutorado, com a análise sistemática dos poliquetas encontrados no coral Mussismilia híspida em ilhas do litoral de São Paulo. Os corais foram coletados na Laje de Santos, na Ilha dos Alcatrazes e na Ilha Anchieta, descalcificados e o material resultante, examinado sob microscópio estereoscópico, para a extração e posterior identificação dos poliquetas. Dada a grande quantidade de espécimes, foi estudado no Doutorado apenas o material proveniente das duas primeiras ilhas, e somente algumas famílias. Assim, o projeto atual vem dando continuidade àquele estudo, concluindo a análise com a taxonomia das famílias não incluídas no Doutorado e com o material proveniente da Ilha Anchieta. Paralelamente, será feita a análise filogenética de três gêneros da família Syllidae: Brania, Grubeosyllis e Sphaerosyllis; no caso de Brania e Grubeosyllis, será investigado se existem evidências que sustentem a separação destes gêneros e, em Sphaerosyllis, se a divisão em subgêneros pode ser adotada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOGUEIRA, JOÃO M. DE M.; HUTCHINGS, PAT A.; AMARAL, A. CECÍLIA Z. Articulatia, a new genus of Terebellinae (Polychaeta: Terebellidae) living in Brazilian corals. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom, v. 83, n. 4, p. 761-770, Aug. 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.