Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficácia comparativa do controle biológico de Rotylenchulus reniformis (Linford & Oliveira, 1940) em algodoeiro (Gossypium hirsutum L.) com quatro fungos nematófagos

Processo: 01/00553-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2001 - 30 de junho de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Jaime Maia dos Santos
Beneficiário:Jaime Maia dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Controle biológico  Rotylenchulus reniformis 

Resumo

Rotylenchuius reniformes é o fitonematóide de maior importância econômica para a cultura do algodoeiro, causador da doença referida como "carijó do algodoeiro". O manejo químico, além de reduzir a lucratividade dos produtores, tem restrições de ordem ecológica. Neste projeto, será estudada a viabilidade do controle biológico desse nematóide associado à cultura. Serão testados os fungos nematófagos Arthrobotrys musiformis, Dactylella leptospora e Monacrosporium robustum, já incluídos na micoteca de fungos nematófagos do Departamento de Fitossanidade da FCAV, e outro a ser isolado pelo mestrando Eduardo Roberto de A. Bernardo, tendo em vista treiná-lo nas técnicas de isolamento desses agentes. A eficácia do controle de R. reniformes por esses fungos será comparada com a de Aldicarb (Temik 150 G) por meio de testes em casa de vegetação e a campo. Por se tratar de um ectoparasito sedentário, o potencial de controle por um agente do controle biológico, inclusive com introdução no mercado de uma formulação é ainda maior. Experiências bem sucedidas nesse campo, em outros, países já ocorreram. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ALMEIDA‚ E.R.B.; DOS SANTOS‚ J.M. Patogenicidade in vitro de Monacrosporium robustum a Rotylenchulus reniformis. Ciência Rural, n. 004, p. 1239-1241, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.