Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogenia da família acestrorhynchidae(teleostei) Ostariophysi Characiformes

Processo: 01/01235-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2001 - 31 de maio de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Mônica de Toledo-Piza Ragazzo
Beneficiário:Mônica de Toledo-Piza Ragazzo
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemática  Biogeografia  Characiformes 

Resumo

Este projeto tem por objetivos a proposição de uma hipótese de relações filogenéticas para as espécies de peixes de água doce neotropical da família Acestrorhynchidae (Teleostei: Ostariophysi: Characiformes) e a atualização do conhecimento sobre a distribuição geográfica destas espécies. As 15 espécies atualmente reconhecidas na família são incluídas em um único gênero (Acestrorhynchus) e podem ser preliminarmente reunidas em cinco grupos distintos com base em padrões de colorido bem definidos. Estes grupos podem constituir unidades monofiléticas ainda não diagnosticadas através do método cladístico. As espécies de Acestrorhynchus se distribuem amplamente pelos rios da América do Sul, incluindo as bacias Amazônica, do Orinoco, os rios costeiros das Guianas, rio São Francisco e as bacias dos rios Paraguai, Uruguai e Paraná. Uma hipótese sobre as relações filogenéticas entre as espécies de Acestrorhynchus e informações sobre a distribuição geográfica das mesmas são os elementos que faltam para viabilizar estudos futuros sobre a biogeografia histórica deste gênero. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRETTI, VANIA Q.; CALCAGNOTTO, DANIELA; TOLEDO-PIZA, MONICA; DE ALMEIDA-TOLEDO, LURDES F. Phylogeny of the Neotropical genus Acestrorhynchus (Ostariophysi: Characiformes) based on nuclear and mitochondrial gene sequences and morphology: A total evidence approach. Molecular Phylogenetics and Evolution, v. 52, n. 2, p. 312-320, AUG 2009. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.