Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição das frequências genotípicas em gastrópodes marinhos (Mollusca)

Processo: 01/01994-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2001 - 30 de junho de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Vera Nisaka Solferini
Beneficiário:Vera Nisaka Solferini
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Gastropoda  Moluscos  Marcador molecular  Variação genética 

Resumo

Muitas espécies de moluscos do costão apresentam ampla distribuição e grandes tamanhos populacionais, além de uma fase larval planctônica que promove a dispersão. Seria esperado que as espécies se aproximassem de uma situação de equilíbrio quanto às frequências genotípicas. Os resultados obtidos mostram quase sempre uma situação de deficiência de heterozigotos, muitas vezes em vários loci. Este projeto propõe o estudo de 4 espécies de gastrópodes para tentar elucidar os mecanismos que atuam para o estabelecimento deste padrão, pretende-se executar um cuidadoso desenho amostralde coletar, para que as amostras possam ser analisadas em vários níveis hierárquicos. As amostras serão estudadas através de dois marcadores moleculares (isozimas e microssatélites) e de um marcador morfológico (para avaliar os efeitos da variação ambiental em caracteres anatômicos e possíveis correlações com padrões de variabilidade genética). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, GUSTAVO MUNIZ; ABREU, ALUANA GONCALVES; MORAIS E SILVA, FABIO DE OLIVEIRA; SOLFERINI, VERA NISAKA. Microgeographical differentiation between morphotypes of Trididemnum orbiculatum (Tunicata: Ascidiacea) in southeastern Brazil. AQUATIC BIOLOGY, v. 4, n. 3, p. 243-252, 2009. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.