Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da imunidade específica para o vírus da imunodeficiência adquirida tipo 1 (HIV-I) em indivíduos expostos e não infectados (pares discordantes)

Processo: 01/02653-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2001 - 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Reinaldo Salomão
Beneficiário:Reinaldo Salomão
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imunidade humoral  Imunidade celular 

Resumo

A transmissão sexual do HIV representa um evento biológico complexo e sua eficiência depende da efetividade do caso índice e da suscetibilidade do hospedeiro exposto. Existem indivíduos que são repetidamente expostos e não se infectam pelo HIV. Demonstrou-se resposta imune Específica, avaliada pela indução de citosinas e por atividade T citotóxica, em profissionais da área de saúde expostos acidentalmente ao HIV e não infectados e em profissionais do sexo e indivíduos soronegativos parceiros de portadores do HIV (casais discordantes). Neste estudo pretendemos avaliar a resposta imune celular, através de ELISPOT para detecção de indução Específica de IFN-gama, e, a resposta humoral, através da indução in vitro de anticorpos anti-HIV, em indivíduos soronegativos parceiros de soropositivos. Serão utilizados pools de peptídeos do HIV-1 para indução HIV-específica de IFN-gama. (AU)