Busca avançada
Ano de início
Entree

A atividade de metaloproteinases de matriz e o efeito da sua inibição durante o processo de involução da próstata ventral de rato seguida a castração

Processo: 01/03236-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2001 - 30 de setembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Sebastião Roberto Taboga
Beneficiário:Sebastião Roberto Taboga
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Castração animal  Colágeno  Matriz extracelular  Metaloproteinases  Próstata  Células estromais 

Resumo

As Metaloproteinases de matriz extracelular (MMPs) estão envolvidas em vários processos fisiológicos e em processos patológicos, tais como na invasão de tumores e nas metástases. Uma nova estratégia para tratamento de tumores invasivos tem sido proposta através do uso de inibidores sintéticos de MMPs, tais como as tetraciclinas quimicamente modificadas, entre elas, a CMT-3. O processo de involução prostática que ocorre após a privação androgênica (castração) tem sido muito utilizado como modelo para estudos da fisiologia da próstata. Neste sentido, este projeto tem por objetivo investigar a expressão de algumas metaloproteinases e seus inibidores naturais endógenos durante a involução prostática e, também, investigar o efeito da inibição destas MMPs pela CMT-3 sobre esse processo. Para isto, serão empregadas análises citoquímicas, imunocitoquímicas, de morte e proliferação celular, zincografia, western blotting e análises ultra-estruturais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FELISBINO‚ S.L.; JUSTULIN JUNIOR‚ L.A.; CARVALHO‚ H.F.; TABOGA‚ S.R. Epithelial-stromal transition of MMP-7 immunolocalization in the rat ventral prostate following bilateral orchiectomy. Cell Biology International, v. 31, n. 10, p. 1173-1178, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.