Resumo
Os vários eixos onde se desenvolverá esse projeto temático abrangem: 1) as áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos voltadas para a produção de novos alimentos estruturados ou ingredientes funcionais; 2) diagnóstico nutricional, através de medidas antropométricas, bioquímicas e avaliação do consumo alimentar; e i), propostas de medidas de intervenção. Assim, o presente projeto tem por objetivo: 1. produzir alimentos de uso corrente da população jovem com um valor nutricional elevado, representado pelo conteúdo e qualidade de proteínas, ferro, gordura, vitaminas e fibras que permitam uma melhoria do estado nutricional dessa população. 2. avaliar o impacto da introdução desses alimentos no estado nutricional de um grupo populacional específico: crianças das creches mantidas pela Prefeitura do Município de São Paulo. 3. avaliar a utilidade da aferição do estado nutricional dessa população através de instrumentos de inquérito alimentar e aperfeiçoar o programa Virtual Nutri, utilizado para este fim. Os alimentos e ingredientes a serem desenvolvidos incluem, produtos extrusados expandidos (snacks) com conteúdo mais elevado de proteína, ferro e vitaminas. Produtos embutidos de menor conteúdo de gordura e colesterol. Microcápsulas contendo sulfato ferroso, que poderão ser adicionadas a vários alimentos. (AU)
Publicações científicas
(8)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAVEZ-JAUREGUI, ROSA NILDA;
SANTOS, RAUL DIAS;
MACEDO, ALESSANDRA;
MARTE CHACRA, ANA PAULA;
MARTINEZ, TANIA LEME;
GOMES AREAS, JOSE ALFREDO.
Effects of defatted amaranth (Amaranthus caudatus L.) snacks on lipid metabolism of patients with moderate hypercholesterolemia.
FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY,
v. 30,
n. 4,
p. 1007-1010,
OCT-DEC 2010.
Citações Web of Science: 2.