Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da função renal em crianças previamente desnutridas

Processo: 01/04373-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2001 - 31 de agosto de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Ricardo de Castro Cintra Sesso
Beneficiário:Ricardo de Castro Cintra Sesso
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nefrologia  Pressão sanguínea  Função renal  Desnutrição 

Resumo

Com o objetivo de avaliar o impacto da desnutrição intra-uterina e no período inicial de vida na função renal, nós estudaremos três grupos de crianças (4 a 15 anos) moradoras em favelas ou cortiços de São Paulo, seguidas no Centro de Recuperação Nutricional da Unifesp: 1) crianças desnutridas admitidas para tratamento (n=50), crianças previamente desnutridas e tratadas há mais de 3 anos (n=140) e crianças eutróficas (peso e estatura normais para a idade, n=30) moradoras na mesma comunidade. Serão avaliados parâmetros antropométricos, pressão arterial sistólica e diastólica, É serão feitos os seguintes exames laboratoriais para se investigar a função renal: clearance de creatinina, dosagem de cistatina sérica, dosagem de microalbuminúrica, dosagem de proteína urinaria ligada ao retinol, exame de urina tipo I. Os resultados deste estudo podem auxiliar no entendimento dos efeitos da desnutrição precoce sobre a função renal e enfatizar a importância de programas nutricionais no período gestacional e inicial de vida. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SESSO‚ R.; BARRETO‚ G.P.; NEVES‚ J.; SAWAYA‚ A.L. Malnutrition is associated with increased blood pressure in childhood. NEPHRON CLINICAL PRACTICE, v. 97, n. 2, p. c61-c66, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.