Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação in vitro da microinfiltração marginal e da resistência a tração de sistemas restauradores a dentina. efeito da aplicação do Laser de Er:YAG e do jato de óxido de alumínio

Processo: 01/05422-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2002 - 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Silmara Aparecida Milori Corona
Beneficiário:Silmara Aparecida Milori Corona
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Resistência à tração  Microinfiltração marginal  Resinas compostas  Cimentos de ionômeros de vidro 

Resumo

O presente estudo in vitro tem por objetivo realizar uma análise quantitativa do micro infiltração marginal em restaurações classe V e da resistência à tração de sistemas restauradores a dentina, em função da utilização do laser de EnYAG e jato de óxido de alumínio. Para avaliação do micro infiltração marginal serão utilizados 60 molares humanos, na qual será confeccionada cavidade de classe V com turbina (controle), laser Er: YAG e jato de óxido de alumínio. Para verificação da resistência à tração, serão utilizadas 120 superfícies de dentina humana de terceiros molares e planificadas. Os sistemas restauradores selecionados serão o cimento de ionômero de vidro modificado por monômeros resinosos, Fuji II LC (GC), resina composta híbrida Filtek Z-250 (3M) e resina composta do tipo flowable Flow-It! (Jeneric/Pentron), com seus adesivos dentais correspondentes, Single Bond (3M) e Bond 1 (Jeneric/Pentron). Serão utilizados diferentes tipos de tratamento da superfície dentinária: aplicação do laser de EnYAG; associação do EnYAG + condicionamento ácido; condicionamento ácido (controle); e associação do jato de óxido de alumínio + condicionamento ácido. O condicionamento ácido da dentina será realizado com ácido poliacrílico ou com ácido fosfórico a 35% ou 37%. Para análise do micro infiltração será utilizado um sistema de digitalização de imagem permitindo uma avaliação em milímetros. Para a realização dos testes de tração será utilizada a Máquina de Ensaios Universal EMIC com célula de carga de 50 kgf a uma velocidade de 0,5mm/min. Após o teste de resistência adesiva, serão analisados os tipos de fratura ocorridos, através de uma lupa estereoscópica com 40x de aumento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORONA, SILMARA APARECIDA MILORI; BORSATTO, MARIA CRISTINA; ROCHA, RENATA ANDRÉA SALVITTI DE SÁ; PALMA-DIBB, REGINA GUENKA. Microleakage on class V glass ionomer restorations after cavity preparation with aluminum oxide air abrasion. Brazilian Dental Journal, v. 16, n. 1, p. 35-38, Jan.-Apr. 2005.
CHIMELLO, DANIELA T.; BORSATTO, MARIA C.; CORONA, SILMARA A. M.; PECORA, JESUS D.; PALMA-DIBB, REGINA GUENKA; SASSI, JULIANO FERNANDES. Comparative study of the dentin/adhesive systems interface after treatment with Er: YAG laser and acid etching using scanning electron microscope. Lasers in Surgery and Medicine, v. 34, n. 5, p. 385-390, Sept.-Oct. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.