Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do papel de proteínas que interegem com o exossomo no processamento de RNA em sacchararomyces cerevisiae

Processo: 01/05469-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2001 - 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Carla Columbano de Oliveira
Beneficiário:Carla Columbano de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Processamento de RNA  Interação proteína-proteína 

Resumo

Os processos pós-transcricionais têm um papel muito importante no controle de expressão gênica, principalmente por sua rápida resposta a diferentes estímulos celulares. Esses processos envolvem interações entre diferentes fatores protéicos e seqüências específicas nos RNAs. Este trabalho visa o estudo da função de proteínas envolvidas no processamento de rRNA, assim como na degradação de mRNA. A estratégia escolhida para tal foi a de utilização de mutantes de levedura com fenótipo termo-sensível para se caracterizar in vivo o defeito no processamento de RNA, assim como a purificação de proteínas para testes de sua função in vitro. Ainda, para entender a regulação desses processos na célula, utilizamos o método de "two-hybrid" para estudar a interação entre as proteínas envolvidas em processamento de RNA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONZALES, FERNANDO A.; ZANCHIN, NILSON I. T.; LUZ, JULIANA SILVA DA; OLIVEIRA, CARLA COLUMBANO DE. Characterization of Saccharomyces cerevisiae Nop17p, a novel Nop58p-interacting pre-rRNA processing. Journal of Molecular Biology, v. 346, n. 2, p. 437-455, Feb. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.