Busca avançada
Ano de início
Entree

Neuromodulação e o LPS: ativação do fator de transcrição NF-kB pelo glutamato e o envolvimento do óxido nítrico sintase e da sódio, potássio-ATPase no sistema nervoso central

Resumo

Os processos degenerativos estão associados com uma quebra do balanço iônico celular, o que leva a alterações na atividade da enzima Na, K-ATPase no SNC. O glutamato ativa o fator NF-kB e a enzima Na, K-ATPase em neurônios via receptores glutamatérgicos. A ativação do receptor NMDA leva a um aumento dos níveis intracelulares de cálcio, com conseqüente aumento da produção de NO. O NO também exerce efeitos modulatórios na atividade da enzima Na, K-ATPase nos sistema nervoso periférico e no central. A produção excessiva de NO pela óxido nítrico sintase (NOS) no SNC está muitas vezes relacionada com o processo de morte celular. A participação do NO na ativação do NF-kB parece estar associada aos processos neurodegenerativos, embora não seja descartada uma ação protetora. O presente estudo visa verificar a participação do glutamato e do seu receptor NMDA com conseqüente formação de NO, na ativação do NF-kB e nas alterações modulatórias envolvendo a atividade da Na. K-ATPase pelo LPS no SNC. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GLEZER‚ I.; MUNHOZ‚ C.D.; KAWAMOTO‚ E.M.; MARCOURAKIS‚ T.; AVELLAR‚ M.C.W.; SCAVONE‚ C. MK-801 and 7-Ni attenuate the activation of brain NF-[kappa] B induced by LPS. Neuropharmacology, v. 45, n. 8, p. 1120-1129, 2003.
MUNHOZ‚ C.D.; GLEZER‚ I.; KAWAMOTO‚ E.M.; ARAÚJO‚ A.P.N.; LEPSCHA‚ L.B.; PLANETA‚ C.S.; DELUCIA‚ R.; SCAVONE‚ C. Changes in sodium‚ potassium-ATPase induced by repeated fencamfamine: the roles of cyclic AMP-dependent protein kinase and the nitric oxide-cyclic GMP pathway. Neuropharmacology, v. 45, n. 8, p. 1151-1159, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.