Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação da concentração de radônio em ambientes fechados com o uso de detetores plásticos

Processo: 01/06844-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2001 - 31 de maio de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Nuclear
Pesquisador responsável:Elisabeth Mateus Yoshimura
Beneficiário:Elisabeth Mateus Yoshimura
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Radônio  Dosimetria  Saúde pública 

Resumo

Trata-se de aperfeiçoar o sistema atual do Laboratório de Dosimetria do IFUSP para medida da concentração de emissores alfa no ambiente, e que se baseia na observação de traços em plásticos de LR115. Em linhas gerais, consiste na instalação de um sistema digitalizado de análise das imagens, que permita o estudo dos traços quanto à forma e à opacidade. Com isso será possível separar os traços correspondentes às contribuições do gás radônio e dos seus filhos radioativos, de forma a melhor avaliar a dose recebida pelos seres humanos. Como se sabe, devido às diferentes propriedades químicas do radônio e dos seus elementos filhos, não há equilíbrio radioativo da série no meio ambiente. Além disso, a dose interna devida à radiação natural é, em boa parte, creditada às desintegrações alfa sofrida pelos polônios (isótopos 214 e 218) que se prendem nas superfícies do sistema respiratório. A relevância do projeto se torna maior devido à inexistência de estudos similares na cidade de São Paulo, para a avaliação de doses ambientais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA‚ AAR; YOSHIMURA‚ EM. Radon and progeny in the city of São Paulo—Brazil. Radiation Measurements, v. 40, n. 2, p. 678-681, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.