Busca avançada
Ano de início
Entree

A biomassa microbiana no processo de mineralização e imobilização do nitrogênio no sistema plantio direto

Processo: 01/07168-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2002 - 31 de dezembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Marisa de Cassia Piccolo
Beneficiário:Marisa de Cassia Piccolo
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Solos  Mineralização  Plantio direto  Nitrogênio  Paraná 

Resumo

Com os anos de adoção do plantio direto, em sua grande maioria, as propriedades do solo sofrem mudanças em função do aumento da matéria orgânica, resultante da menor manipulação mecânica e manutenção de restos vegetais na superfície do solo. Assim contribuindo para possíveis mudanças no comportamento da biomassa microbiana. Essa com forte influência no processo de mineralização e imobilização do N do solo. Portanto, o conhecimento do comportamento da biomassa microbiana e da mineralização do N durante o processo a campo poderá contribuir na alimentação de modelos de ciclagem de nutrientes e na formulação de estratégias de adubação nitrogenada. O objetivo deste Projeto de Pesquisa será a avaliação das flutuações durante o ano das quantidades de carbono e nitrogênio imobilizados na biomassa microbiana e nos processos de mineralização e nitrificarão do nitrogênio no sistema de plantio direto. O Projeto será desenvolvido em Tibagi (PR) em quatro áreas com rotação de cultura, sendo duas com solos de textura argilosa, uma com textura média e outra com solos de textura muito argilosa, durante dois anos. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCOS SIQUEIRA NETO; MARISA DE CÁSSIA PICCOLO; BRIGITTE JOSEFINE FEIGL; SOLISMAR DE PAIVA VENZKE FILHO; CARLOS EDUARDO PELLEGRINO CERRI; CARLOS CLEMENTE CERRI. Rotação de culturas no sistema plantio direto em Tibagi (PR): II - Emissões de CO2 e N2O. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 33, n. 4, p. -, Ago. 2009.
MARCOS SIQUEIRA NETO; SOLISMAR DE PAIVA VENZKE FILHO; MARISA DE CÁSSIA PICCOLO; CARLOS EDUARDO PELLEGRINO CERRI; CARLOS CLEMENTE CERRI. Rotação de culturas no sistema plantio direto em Tibagi (PR): I - Sequestro de carbono no solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 33, n. 4, p. 1013-1022, Ago. 2009.
SIQUEIRA NETO‚ M.; PICCOLO‚ M.C.; FEIGL‚ B.J.; VENZKE FILHO‚ S.P.; CERRI‚ C.E.P.; CERRI‚ C.C. ROTAÇÃO DE CULTURAS NO SISTEMA PLANTIO DIRETO EM TIBAGI (PR). II-EMISSÕES DE CO 2 EN 2 O. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 33, n. 4, p. 1023-1029, 2009.
SOLISMAR DE PAIVA VENZKE FILHO; BRIGITTE JOSEFINE FEIGL; MARISA DE CÁSSIA PICCOLO; MARCOS SIQUEIRA NETO; CARLOS CLEMENTE CERRI. Biomassa microbiana do solo em sistema de plantio direto na região de Campos Gerais - Tibagi, PR. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 32, n. 2, p. -, Abr. 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.