Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao do sexo de psitacideos por radioimunoensaio (rie) de esteroides sexuais e por reacao em cadeia pela polimerase (pcr) a partir de excretas cloacais.

Processo: 01/07729-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2002 - 30 de junho de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Claudio Alvarenga de Oliveira
Beneficiário:Claudio Alvarenga de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hormônios esteroides gonadais  Psittacidae 

Resumo

As aves da família Psittacidae caracterizam-se por apresentarem plumagem multicolorida, bico forte recurvado, o quarto dedo deslocado anteriormente, junto ao primeiro e o tarso muito curto. Seus principais representantes são as araras e os papagaios. A destruição dos seus habitats e o comércio ilegal para a venda como animais de estimação ou para colecionadores faz com que muitas espécies estejam ameaçadas de extinção, principalmente no Brasil. O caso mais grave é o da ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), com apenas um indivíduo macho de vida livre na natureza. Como a maioria das espécies não apresenta dimorfismo sexual externo, a determinação do sexo desses animais através de técnicas menos estressantes e não-invasivas em planos de manejo e reprodução torna-se pertinente. O presente trabalho tem por objetivo adaptar as técnicas de determinação do sexo por meio de dosagens hormonais de esteróides sexuais por Radioimunoensaio (RIE) e por Reação em Cadeia pela Polimerase ("PCR") a partir de excretas cloacais. (AU)