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Análise da fadiga em semi-reboques tanques

Processo: 00/12802-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de setembro de 2002 - 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Nunes Dias
Beneficiário:Carlos Alberto Nunes Dias
Empresa:Masa Peças e Serviços Ltda
Município: Guarulhos
Assunto(s):Fadiga dos materiais 

Resumo

Muitos implementos rodoviários, tais como semi-reboque tanques para transporte de carga a granel ou líquida, são utilizados no Brasil para carregamento de produtos corrosivos e líquidos. Apesar de serem construídos segundo algumas normas brasileiras e de acordo com a lei de balança, devido ao estado dos pavimentos de rodagem, esses componentes têm apresentado um colapso por fadiga, caracterizado pela ocorrência de fratura na região dos berços sobre a suspensão traseira, causando trincas no corpo do tanque e vazamentos de produtos corrosivos. Neste trabalho será apresentada a análise do fenômeno de fadiga em semi-reboques tanques, tendo em vista o complexo carregamento dinâmico atuante sobre ele em virtude do contato pneu/via trafegável. Será desenvolvida uma metodologia de análise baseada na aplicação da curva SN em conjunto com a regra de Palrngren-Miner, de forma a definir o dano acumulado associado a cada solicitação dinâmica, permitindo a definição da vida operacional do semi-reboque tanque. As tensões dinâmicas atuantes sobre esse equipamento seriam obtidas experimentalmente, com a instrumentação de um semi-reboque tanque, sendo registradas quando ele percorre uma rota específica. Com o auxilio da utilização do método dos elementos finitos para definição das tensões estáticas atuantes no semi-reboque tanque, seria avaliada uma possível proposta de alteração de geometria deste componente, visando à redução das tensões atuantes na região das soldas circunferenciais e longitudinais. A idéia é sugerir alterações no processo de fabricação do semi-reboque tanque com o objetivo de reduzir os defeitos introduzidos pelo emprego da soldagem das chapas e acessórios que compõem este equipamento. (AU)