Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da resposta imune naturalmente adquirida contra proteínas recombinantes correspondentes antígenos de estágios assexuados sanguíneos de Plasmodium vivax

Processo: 01/08498-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2002 - 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Irene da Silva Soares
Beneficiário:Irene da Silva Soares
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Malária  Plasmodium vivax  Proteínas recombinantes  Resposta imune  Imunidade inata  Vacinas antimaláricas 

Resumo

A malária é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. No Brasil, o P. vivax foi responsável por mais de 80% dos 500.000 casos de malária registrados no ano 2000. O desenvolvimento de uma vacina efetiva contra malária seria uma estratégia interessante que poderia ajudar no controle da morbidade ou mortalidade da doença nas áreas endêmicas. Neste projeto, estamos propondo avaliar a resposta imune naturalmente adquirida em indivíduos expostos ao P. vivax contra proteínas recombinantes derivadas de antígenos de superfície de P. vivax candidatos ao desenvolvimento de vacina contra malária (MSP1-19, DBP e AMA-1). Um outro aspecto imunológico a ser estudado é o reconhecimento imune de proteínas que tem papel importante na variação antigênica (antígenos VIR) e, possivelmente, persistência da infecção pelo P. vivax. Acreditamos que estes estudos fornecerão informações importantes sobre antigenicidade destas moléculas do parasita durante infecções naturais no homem. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDEZ-BECERRA‚ C.; PEIN‚ O.; DE OLIVEIRA‚ T.R.; YAMAMOTO‚ M.M.; CASSOLA‚ A.C.; ROCHA‚ C.; SOARES‚ I.S.; DE BRAGANÇA PEREIRA‚ C.A.; DEL PORTILLO‚ H.A. Variant proteins of Plasmodium vivax are not clonally expressed in natural infections. Molecular Microbiology, v. 58, n. 3, p. 648-658, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.