Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividades antimicrobiana de plantas medicionais e aromáticas cultivadas na região de Campinas - SP

Processo: 01/09081-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2002 - 31 de janeiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Marta Cristina Teixeira Duarte
Beneficiário:Marta Cristina Teixeira Duarte
Instituição-sede: Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Paulínia , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):02/00349-9 - Atividade antimicrobiana de plantas medicinais e aromáticas cultivadas na região de Campinas-SP, BP.TT
Assunto(s):Anti-infecciosos  Testes de sensibilidade microbiana  Plantas aromáticas  Plantas medicinais 

Resumo

As propriedades antimicrobianas de substâncias e óleos essenciais de plantas são conhecidas há séculos, mas foram comprovadas cientificamente apenas recentemente. Existem muitos estudos sobre a atividade de plantas de diversas regiões do mundo, orientados pelo uso popular das espécies nativas. Além disso, microrganismos prejudiciais à saúde humana estão se mostrando resistentes aos antimicrobianos conhecidos, o que tem incentivado ainda mais a procura por antibióticos de ocorrência natural. A atividade antimicrobiana de algumas espécies da Coleção de Plantas Medicinais do CPQBA/UNICAMP tem sido estudada na Divisão de Microbiologia para bactérias, e para a levedura Cândida albicans. Mikania laevigata, M. glomerata, Artemísia annua, Phylantus niruri, P. amarus e Achyrocline sp foram capazes de controlar o crescimento de uma ou mais espécies de microrganismos. Este trabalho visa estudar a atividade antimicrobiana de extratos e óleos essenciais de 40 plantas medicinais e aromáticas cultivadas na região de Campinas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FIGUEIRA‚ GM; DUARTE‚ MCT; SILVA‚ CAL; DELARMELINA‚ C. Atividade antimicrobiana do extrato e do óleo essencial de Piper spp cultivadas na coleção de germoplasmas do CPQBA-Unicamp. REVISTA BRASILEIRA DE FARMACOGNOSIA-BRAZILIAN JOURNAL OF PHARMACOGNOSY, v. 14, n. 1, p. 51-53, 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.