Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcadores moleculares aplicados ao programa de melhoramento de bovinos da raca canchim.

Resumo

O objetivo do presente projeto é estimar a magnitude do efeito de substituição de alelos nos locos GH, IGF-I e CSFM50 sobre características de desenvolvimento ponderal em uma população de bovinos da raça Canchim, bem como investigar a região do cromossomo 5 que contém o loco IGF-I para a possível presença de um QTL. Serão analisados 689 animais, nascidos entre 1998 e 2000, quanto às características fenotípicas: peso ao nascimento (PN), peso à desmama (PD), peso à um ano de idade (P12), ganho de peso do nascimento à desmama (GPD), ganho de peso da desmama até um ano de idade (GP12) e perímetro escrotal (PE). O projeto caracteriza-se pela associação de duas áreas do conhecimento, Melhoramento Animal e Genética Molecular, e seu desenvolvimento deve resultar na inserção desses marcadores como ferramentas auxiliares no programa de melhoramento da raça Canchim. Além disso, deverá contribuir para o conhecimento das bases genéticas da variação para características de produção de bovinos de corte. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Ferramenta genética 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRÉA POZZI PEREIRA; MAURÍCIO MELLO DE ALENCAR; HENRIQUE NUNES DE OLIVEIRA; LUCIANA CORREIA DE ALMEIDA REGITANO. Association of GH and IGF-1 polymorphisms with growth traits in a synthetic beef cattle breed. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 28, n. 2, p. 230-236, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.