Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da expressão gênica em larga escala dos genes envolvidos nos processos de recuperação estrutural e funcional das ilhotas de Langerhans de ratas durante o período pós-parto

Resumo

A gravidez induz profundas alterações no metabolismo materno, que são obtidas em parte por aumentos da secreção e da resistência à insulina em alguns tecidos periféricos. Para isto, as ilhotas sofrem grandes alterações estruturais e funcionais, desencadeadas por (a) aumento da proliferação e volume das ilhotas, por estimulação da neogênese e redução da apoptose e (b) aumento da sensibilidade à glicose. Sabe-se que o lactogênio placentário está relacionado a essas alterações. Da mesma forma que sua massa aumenta durante a gravidez, ocorre a involução do tecido após o parto, que deve estar relacionada ao aumento de cortisol no final da gravidez. O objetivo deste projeto é estudar as variações dos perfis de expressão gênica de ilhotas pancreátícas de ratas no estágio final da gravidez e no período pós-parto, bem como de ilhotas de ratas cultivadas na presença de PRL e dexametazona. Serão utilizados macroarrays comerciais e membranas confeccionadas no laboratório, contendo genes importantes para a função da ilhota. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORDIN, SILVANA; AMARAL, MARIA E. C.; ANHÊ, GABRIEL F.; DELGHINGARO-AUGUSTO, VIVIANE; CUNHA, DANIEL A.; NICOLETTI-CARVALHO, JOSÉ E.; BOSCHERO, ANTONIO CARLOS. Prolactin-modulated gene expression profiles in pancreatic islets from adult female rats. Molecular and Cellular Endocrinology, v. 220, n. 1/2, p. 41-50, May 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.