Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de procedimentos analiticos automaticos para determinacao de especioes quimicas de interesse em agua, alimentos bebidas alcoolicas, fluidos biologico e nutricao animal.

Processo: 01/10503-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2002 - 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Boaventura Freire dos Reis
Beneficiário:Boaventura Freire dos Reis
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Instrumentação analítica  Análise em fluxo 

Resumo

Pretende-se desenvolver procedimentos analíticos automáticos para determinações de espécies químicas de interesse em 5 matrizes distintas: cloreto em águas naturais e leite; etanol, glicerol, ácido tartárico e acidez total em vinhos; glicose e Beta-hidroxibutirato e colesterol em soro sanguíneo de bovinos e ovinos; e taninos em forrageiras utilizadas para ração animal. Os procedimentos serão implementados baseados no conceito de multicomutação e amostragem binária. Os módulos de análises e software de controle serão desenvolvidos como parte do projeto. Como técnicas de detecção serão empregadas espectrofotometria UV-Vis e quimioluminescência. Para as determinações de glicose, hidroxibutirato, colesterol, etanol e glicerol serão exploradas reações enzimáticas. O projeto compreende três teses de doutorados e uma dissertação de mestrado que estão em inicio de execução, as quais tem como foco comum automação dos procedimentos analíticos baseada no conceito de multicomutação e amostragem binária. (AU)