Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de peptídeos de conformação restrita via ciclização cabeça-cauda e formação de ligação lactama

Processo: 01/11296-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2002 - 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Maria Teresa Machini
Beneficiário:Maria Teresa Machini
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Peptídeos  Gomesina 

Resumo

O presente projeto tem como propostas: 1) Tentar sintetizar um análogo cíclico "cabeça-cauda" do peptídeo antimicrobiano gomesina que já contém duas pontes dissulfeto, c(1-18)[Gln1]-gomesina, com vistas a obtê-lo em quantidade e pureza adequados à realização de um estudo da influência da ciclização total na expressão de suas atividades antimicrobiana e hemolítica. Neste caso, serão exploradas estratégias químicas variadas, o que deverá gerar dados que também contribuam para o aprimoramento químico e técnico das mesmas. 2) estudar o emprego de temperaturas altas, e condições experimentais compatíveis a elas, na ciclização de análogos da gomesina e do fator liberador da corticotrópica (CRF) com vistas a propor um protocolo experimental alternativo aos atuais que permita diminuir o tempo total do processo e o gasto abusivo de reagentes acopladores e bases orgânicas, com maximização de rendimentos e melhoria das qualidades dos produtos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, ALESSANDRA; FAZIO, MARCOS A.; MIRANDA, ANTONIO; DAFFRE, SIRLEI; TERESA MACHINI, M. Synthesis and properties of cyclic gomesin and analogues. JOURNAL OF PEPTIDE SCIENCE, v. 18, n. 9, p. 588-598, SEP 2012. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.